Translater

terça-feira, 15 de maio de 2012

Top 10 Filmes de Terror Trash


Depois que eu perdi o medo, os filmes de terror sempre estiveram em minha preferência absoluta de categoria. Só que, quando eu os conheci, eles não eram tão bem feitos como os de hoje e com efeitos especiais para deixar as histórias ainda mais arrepiantes.
Embora os temas e montagem fizessen combinações fantásticas, como visto em “O Exorcista” e “O Iluminado”, existiam alguns um pouco menos elaborados (ou com menos recursos) e que, por muitas vezes, mudavam facilmente do susto para as risadas – ao menos quando os assistimos hoje. Esse é um elemento que torna muito interessante assisti-los, mesmo atualmente.
Ainda assim, filmes de terror trash são iguais histórias de terror, eventualmente, todos gostam de ver. Alguns são, originalmente, grandes livros, mas que infelizmente renderam péssimos filmes. Outros, embora tenham uma produção um tanto pobre, são clássicos de terror (apesar de serem trash).
Vale lembrar que eu, pessoalmente, a despeito de qualquer problema com efeitos, gosto desse tipo de filme e já vi muitos que não estão presentes nessa listagem. Então, prepare a pipoca, chame os amigos e conheça o meu “top 10 de filmes de terror trash”, direto dos contos da cripta…
10 – IT
Do grande mestre do terror, Stephen King, está o décimo lugar. A história é bem clássica: em 1960, um grupo de crianças  que eram conhecidos como o “The Loser Club” combatem uma criatura maligna que estava caçando crianças na cidade. Como eles não tinham certeza de ter realmente destruído o mal, fizeram um voto de retornar a Derry no caso de ele reaparecer.

Vinte e oito anos depois, eles descobrem que crianças estão novamente morrendo em Derry. Então, eles se reunem para mais uma vez combater o mal que espreita nos esgotos da cidade.
9 – A Noite dos Mortos-Vivos (The Night of the Living Dead)
Talvez esse seja um dos grandes precursors dos filmes de zumbi. Ambas as versões (original e remake) são clássicos do trash, mesmo que a primeira ainda esteja em preto e branco. Aqui, dois irmãos, Bárbara e Johnnie estão viajando para ir visitar sua mãe no cemitério. Ao chegarem no local, são “recepcionados” por um homem cuja aparência levava a crer que havia algo de muito errado nele.
Bárbara foge e tenta obter ajuda em uma fazenda nas proximidades, na qual é atacada pelo antigo proprietário. Na sequência, ela encontra alguns humanos (sim, eles ainda não são zumbis) refugiados na casa, ao mesmo tempo que outra pessoa entra na propriedade. Em seguida, eles iniciam a luta pela sobrevivência.
8 – O Massacre da Serra Elétrica (Texas Chainsaw Massacre)
Bem, mesmo que você nunca tenha visto o filme, já ouviu falar dele, sendo quase uma referência do gênero. Esse filme chocou várias pessoas, especialmente pelo fato de ele ser baseado em um assassino real. Além disso, ele trouxe o “novo rosto do terror”, representado pelo Leatherface.
A história mostra um grupo composto por Sally e seu irmão Franklin, que estavam viajando em conjunto com três amigos: Jerry, Kirk e Pam. O destino da viagem é visitar o túmulo do avô dos irmãos e verificar se ele foi alvo de vandalismo, como eles foram notificados. Em seguida, eles param para visitar uma fazenda da família.
Após alguns eventos infortúnios, eles vão parar na propriedade de Leatherface.
7 –  Psicose (Psycho)
O sétimo lugar também é ocupado por um clássico dirigido por Alfred Hitchcock. Esse filme também é referência no quesito e se você não sabe absolutamente nada sobre ele, certamente conhece a cena do chuveiro.  O filme começa com Marion, uma secretária, roubando 40 mil dólares da imobiliária na qual trabalha. Como ela o fez em uma sexta feira, sabe que tem apenas dois dias para fugir.

Fonte da imagem: IMDb
Cansada de dirigir (sem destino certo), ela para em um estabelecimento de beira de estrada, o Motel Bates. Ela é recebida por Norman Bates, que é um rapaz tímido e completamente dominado por sua mãe. Contar mais do que isso já é spoiler ;)
6 – Cemitério Maldito (Pet Sematary)
Um grande livro, um filme não tão elaborado. O Cemitério Maldito foi baseado na obra de Stephen King. A ideia volta ao tema de que não se deve “mexer com os mortos”. Ele mostra Louis Creed, um médico de Chicago que é escalado para trabalhar na Universidade do Maine. Ele se muda para uma casa próxima à cidade de Ludlow, com sua esposa Rachel e os dois filhos Ellie e Gage. A família tem uma onda de má sorte desde que chega ao local.

Fonte da imagem: IMDb
Eles recebem certa ajuda de seu novo vizinho, Judson Crandall, que os ajuda a se familiarizarem com a região. A música dos Ramones presente na trilha sonora é melhor em sua versão ao vivo (haha).
5 – Poltergeist – O Fenômeno (Poltergeist)
Nesse filme, o problema não está nas pessoas, mas sim no local. Ele mostra o casal Steven e Diane Freeling que se muda com os três filhos Dana, Robbie e Carol Anne. Na sequência, uma série de eventos estranhos começa a se passar na casa, como móveis se movendo sozinhos e a pequena garotinha do casal conversando como o aparelho de TV.

Fonte da imagem: IMDb
Em uma noite de tempestade, Carol Anne desaparece (como sempre, no closet, é claro). Em um canal da TV com estática, eles conseguem ouvir a voz da menina, o que faz o casal procurar uma equipe de parapsicólogos e médiuns para ajudá-los.
4 – Brinquedo Assassino (Child’s Play)
Assisti trechos desse filme pela primeira vez com oito anos, o que me fez ter certa repulsa por uma boneca grande que eu tinha na época… O filme foi produzido após uma febre que tomou os Estados Unidos, trazendo um boneco que supostamente seria o melhor amigo das crianças.

Fonte da imagem: IMDb
Nele, o garotinho Young Andy Barclay finalmente ganha o boneco que ele queria, o “Good Guy”. O nome do boneco é Chucky e eles parecem estar se dando muito bem, até a família perceber que as pilhas nunca tinham sido colocadas no brinquedo.
3 – Halloween
Estamos falando da versão antiga e não do remake. Em 1963, Michael  Myers de apenas seis anos assassinou a sua irmã de 15 a facadas no halloween. Seus pais o internaram na instituição para pessoas com problemas mentais chamada Smith’s Grove. Michael ficou sob os cuidados do Dr. Samuel Loomis e entrou em um estado de catatonia por quinze anos.
Ao despertar de sua condição, ele foge do estabelecimento e volta para casa.
2 – A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street)
Outra vez, vale lembrar que a versão citada é a original. A ideia do filme é retratar um assasino que “entra no sonhos” de suas vítimas. Ele começa mostrando um pesadelo de Tina Gray , no qual ela é perseguida por uma pessoa de face multilada e com quatro lâminas embutidas em sua mão direita – que posteriormente ela vem a descobrir ser o (famoso) Freddie Krueger.

Fonte da imagem: IMDb
Quando ele a captura, ela acorda. No entanto, ela percebe quatro cortes em seu pijama, idêntidos àqueles que ocorreram no sonho. No dia seguinte, ela descobre que sua amiga Nancy Thompson teve um pesadelo semelhante. E é aí que os eventos do filme começam a tomar forma.
1 – Sexta Feira 13 (Friday the 13th)
E, em primeiríssimo lugar, o clássico absoluto do trash: Sexta Feira 13. Aqui, como nos outros dois citados logo acima, vale a versão original. Outra vez, há a identificação do personagem principal, o famoso Jason, conhecido e inclusive citado no filmes de terror do estilo trash adolescente “Pânico”.
A história se passa no acampamento Crystal Lake, o qual alguns jovens estão preparando para a reinauguração. E é nesse local que Jason morreu afogado, em uma sexta feira, dia 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário